REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE NOVA CALIFÓRNIA - RO

      A região da Ponta do Abunã a nuito almeja sua independência, aguardam a emancipação, lutam pelos seus direitos e um deles está começando a se tornar realidade. A regularização fundiária ( documentação dos terrenos urbanos ), teve seu início em Nova Califórnia.

    No dia 23/03/2013, aconteceu em Nova Califórnia a solenidade de de doação da área da Vila, pertencente a União, para a Prefeitura de Porto Velho.

    O Programa de Regularização Fundiária do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, vem desenvolvendo esse trabalho no Brasil e nesse dia foi a vez de Nova Califórnia , Distrito de Porto Velho Rondônia.

    Várias autoridades marcaram presença: o Vice Prefeito Dalton Di Franco e esposa, em seu discurso, comentou que pela primeira vez Prefeitura e Governo trabalham juntos, e que nesse dia 23 de março é um marco para a Ponta do Abunã e principalmente para Nova Califórnia, um dos 13 distritos de Porto Velho, pois o povo vai ser dono de seus lotes, ( terrenos urbanos)." A vitória é de todos", reforçou.

   

    Chefe de gabinete do governo Valdemar Albuquerque. Representando o Governador Confucio Moura, informou que há 140Km de asfalto para Porto Velho e Distritos ( lenbrando que em sua visita para dar a ordem de serviço da construção de uma quadra de esporte e duas escolas o Senhor Governador garantiu a reforma de todo o asfalto de Extrema ). O governo, a prefeitura e o legislativo estão unidos para melhorar a vida da população e que o repasse da terra, de fato, como está ocorrendo em Nova California ocorra no resto de Rondônia.

 Sup. do Incra Flávio Carvalho, Ad. de Nova Califórnia Clusa Camelo, Ver José Wildes.

    

Dep Estadual Epifãnia, qua a muito apóia a Ponta do Abunã, reforçou o compromisso do Governador com a implantação de água encanada em Nova Califórnia, tendo, já um orçamento de R$ 5.800.000,00, estando o processo todo finalizado, só aguardando o mês de Abril, que deve ser a data que o Governador visitará Nova Califórnia para dar a ordem de serviço.

 

Presentes, Ver. Jurandir Bengala, Ver. Valter Canuto, Coordenador do Terra Legal do Amazonas: Roberto Gomes, Coordenador do Terra Legal do Acre: Antônia Branã, Secretário de regularização urbana em Rondônia: Antônio Heller dos Santos, Administrador de Extrema Darly, Diretor do NEPA: Marquelino Santana e demais altoridades do Município de Porto Velho.

  A população se fez presente em massa.

      

      

  O Secretário Municipal de Regularização Fundiária e Habitação; Christian Piana Camurça ( advogado) , veio trazendo ótimas notícias para Nova Califórnia, bem como para toda a Ponta do Abunã.

   Em Nova Califórnia , o Secretário informou que já possuem liberadas três áreas de 60x80 metros para a construção de uma praça, um ginágio e uma quadra poliesportiva e mais uma área pra Parque Ecológico e viveiros, contando ainda com a área para a construção da unidade da CAERD e outra para a construção de 200 casas do programa Minha Casa Minha Vida. A construção de casas do programa Minha Casa Minha Vida será aplicado também em Extrema de Rondônia com 200 unidades , alem de uma praça e uma creche que devem ser construídos no terreno da prefeitura que fica ao lado da quadra de esportes da Escola 13 de Maio e na quadra ao lado onde fica a associação das mulheres de Extrema. Em Vista Alegre do Abunã serão 200 unidades, Fortaleza do Abunã com 50 unidades, Abunã com 50 unidades, isso se tratando somente da Ponta do Abunã.

    Em Nova Calfórnia o Secretário Christian Piana Camurça, visitou todas as áreas destinadas as construções.

     

      

   A Secretária Municipal de Esportes e Lazer - SEMES; Roselane Rivero Abelnour, se fez presente em todas as etapas das visitas trazendo seus projetos de esporte e lazer com a construção de quadra poliesportiva e reformas de estádios locais. Visitou a quadra de Esporte Gentil Ferrari, em Extrema, e constatou seua situação crítica dizendo que vai ser difícil sua reforma, mas será possível.

      

   O Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal ligado ao MDA: Sérgio Lopes, praticamente filho de Nova Califórnia, um do pioneiros da região, trabalhador e lutador pelos direitos da população de Nova California e Ponta do Abunã, idealizador e um dos fundadores do Projeto RECA, disse que seu lugar é aqui, oportunidade que sereviu para rever vários amigos, e que está somente acampado em Brasília, pois lá pode fazer mais por este povo.

   Hoje, 23 de março de 2013, veio com a missão que seu cargo lhe atribuiu, trazer a documentação de doação do MDA para a Prefeitura de Porto Velho o título definitivo da áre de 141 hectares, que abrangem a Vila de Nova Califórnia, para que se conclua o trabalho de emissão dos documentos de propriedade dos lotes urbanos.

   Com a assinatura do documento de doação, fica efetivado a propriedade para a Prefeitura de porto velho.

      

      

     

     O Secretário Municipal de Regularização Fundiária e Habitação; Christian Piana Camurça, aproveitando a oportunidade, entregou ao Presidente Coordenador do RECA Amilton Condack, documentação que lhes dá direito de requerer título definitivo de propriedade da área da Cooperativa RECA.

  

    Ao término, foram recepcionados nas dependências do RECA para um maravilhoso almoço.

    

       NOTA

  Para a regularização dos terrenos em Extrema, é necessário que o MDA também faça a doação da área que compreende a Vila, situação que foi garantida pelo Secretário Municipal de Regularização Fundiária e Habitação; Christian Piana Camurça, o processo já está em fase adiantada de andamento e não vai demorar para isso acontecer, e os demais distritos também serão contemplados.

 

 

 

              BOLSA FAMÍLIA EM EXTREMA DE RONDÔNIA

    Segundo o pessoal do Bolsa família que estiveram em Extrema de Rondônia nos dia 05 e 06 de Abril, o objetivo foi atingido. Foram atendidas 550 famílias com senhas e mais tantas sem senhas.

   O trabalho foi de cadastramento, recadastramento, desbloqueio e transferência do bolsa família.

                               

                              

                              

 

   Na mesma oportunidade estiveram presentes a equipe do posto de saúde fazendo carteirinhas do SUS ( sistema único de saúde ).

  A estimativa da Diretora do Posto de Saúde é que foram feitas em torno de 120 carteiras do SUS.

  Carteiras em papel sulfite que em breve virá uma equipe de Porto Velho fazer a substituição pela carteira difinitiva.

 

                             

                             

                                

                              VOLTAR AO MÃO AMIGA ANÚNCIOS

 

 

          SOCORRO... PEDE O Sr. JOÃO FRANCISCO DE PAULA!

       Morador da linha 02 bairo Tancredo Neves s/n

    Com sérios problemas de saúde, vivendo sozinho e em estado deplorável, o Sr. João Francisco de Paula, pede SOCORRO a comunidade de Extrema.

Ele precisa de ajuda para melhorar sua casa, precisa de comida, precisa utencílios domesticos, ( na realidade o Sr. João precisa de tudo ) e quem puder e quiser ajudar pode procurar a Diretoria do Posto de Saúde ou a Administração de Extrema para saberem de que maneira ajudar ou com que contribuir.

              

              

              

       VOLTAR AO MÃO AMIGA ANÚNCIOS

 

 

                          DIA DO ÍNDIO NA ALDEIA KAXARARI

      O dia 19 de abril de 2013, marcou mais uma vez a velha tradição da etnia Kaxarari. De família linguistica pano, eles se uniram para mostrar a sociedade os valores da cultura e da língua de um povo que continua lutando na defesa intransigente de seus direitos. O maoamiga-anuncios e o Núcleo de Ensino , na pessoa do Professor Marquelino, estiveram lá para prestigiar um dia muito especial, e presenciaram a união de uma nação que carrega em seu bojo os valores imaculados da cultura nacional brasileira.

                 

                       

     As peculiaridades do Kaxarari, mostram a diversidade e a heterogeniedade deste povo da floresta, tais como:

  Giral - armação de madeira ( TAPAUÁ)

     

  Peixe assado ( MAILU KYWAKY )

  

  Mingau de milho ( MUMAKY )

   

  Suco de Açaí ( PANALÁ )

  

  Café ( MYTYXY )

  

  E o tradicional prato de folha de banana ( MANDAHO )

   

 

    Certamente o dia 19 de abril de 2013 mostra, mais uma vez, à sociedade brasileira que o Brasil precisa melhor cuidar dos povos indígenas.

    Na oportunidade, os Kaxarari aproveitaram o 19 de abril para rivindicar o o cumprimento da Constituição Federal em prol de seus direitos assegurados por lei.

            

            

      VOLTAR AO MÃO AMIGA ANÚNCIOS

  

    Administrador de Extrema de Rondônia - Darli Ferreira de Almeida ( Cabeludo ) Informa:

        Dia 10 de maio de 2013 está confirmado a presença doPrefeito Mauro Nazif, o Secretário de Saúde de Porto Velho - Dr. Macário Barros e o Secretário de Obras Gilson Nazif, em Extrema de Rondônia. Oportunide em que será entregue uma caninhonete para cada posto de saúde da Ponta do Abunã, também o anúncio do cascalhamento das ruas dos distritos e alguns km de asfalto.

   Breve mais informações.

    

       VOLTAR AO MÃO AMIGA ANÚNCIOS

 

 

          Aparecido Bispo de Oliveira - Bispo .

 

   Enviei varios emails a titulo de informar as nossas autoridades em nome do Movimento solicitamos a publicação das nossas mensangens,o Movimento tem uma ação de reivindicar,o resultado é por conta das autoridades que só tiram a bunda da cadeira,quando ameaça,os de feichar a BR. toda as vezes que a população se manifesta os caras inventão uma PEC outra coisa para enrolar o o povo.Dessa vez vão quebrar o taco. Nao vamos aceitar enrolação.Agora é preciso que os sites da região seja parceiro deste projeto.A intrevista do Senador não alterou em nada o nosso pensamento com relaçao e Instalaçao nosso Município.Recuaremos na hora certa, neste momento é preciso avançar mais,esses cara engravatado so ouve povo quando recebe porrada. e num mais enrolão mesmo.

         Transcrição do E-mail emviado para várias autoridades Federais, Estaduais e Municipais, comentando o descaso das autoridades e reivindicando solução para a emancipação de Extrema , e comunicando a população da Ponta do Abunã sobre a sessão extraordinaria da Assembléia Legistlativa de Rondônia a ser realizada em Extrema no dia 13 de junho às 15:00 horas no Ginasio de Esportes da Escola 13 de Maio.

 

Transcrição do E-mail.

    Boa Tarde !  Ao Exmo Sr .Henrique  Eduardo Alves Deputado Federal PRESIDENTE  da Camara dos Deputados - BRASILIA -DF..Encaminhamos este documento ao Exmo. Srs. Carlos Magno ,Marcos Rogério,Padre Ton,Moreira Mendes,Natan Donadon Niton Capixaba,Anselmo de Jesus,Flaviano Melo, Marcio Bittar Deputados Federais,Exma,Sra. Marinha Raupp Deputada Federal  ,aos Srs Senadores ,Valdir Raupp, Ivo Cassol, Acir Gurgacz,Segio Petecao e Jorge Viana e ao Exmo. Sr. Governador Confúcio Moura e Sr. Dr. Joaquim Barbosa Ministro Presidente do Supremo Federal.No dia 17 de Março do corrente foi realizada no Distrito de Extrema uma audiencia pública popular ,em prol da instalação dos Municípios de Extrema e Tarilandia com a participação de mais 2000 pessoas e quatro deputados federais de RO e outras autoridades, vereadores dos Municípios de Porto Velho e Jaru-RO,ouviram o reclame popular. No dia 18 de Abril fez trinta e um dias que a Camara dos Deputados
esteve no Distrito de Extrema  através de seus representantes até o momento  não foi dado  retorno a população,estamos aguardando informação em relação a questão da regulamentação da lei federal ou outros meios que trata do assunto para  instalar os Municípios em pauta.É de conhecimento de Sua. Excia o Governador ,parlamentares  e outras autoridades municipais,estaduais e federais que ha outros distritos Rondoniense que buscam também a realização de plebiscito com vista  a criação dos Municípios de União Bandeirantes,Jacy Paraná.Nova Dimensão.Rondominas,Triunfo,5BEC,Rio Branco e Calama.Nós do Movimento de emancipação dos Distritos apoiamos este projeto estamos juntos neste barco. Em 1993 o município de Ipiranga do Norte - MT era uma fazenda, o Incra desapropiou a região assentou algumas familias que mais tarde transformou se em município criado por força de lei Estadual 7265/2000 porem instalado em primeiro de janeiro de 2005.A região da Ponta do Abunã luta por sua emancipação desde 1988.Em função do Litígio entre os Estados do Acre e Rondonia,a disputa pelo dominio da região inviabilizou a criação do Município de Extrema  antes da edição da emenda 15/96.O Estado é responsavél por esta divída com a população da Região Ponta do Abunã.Sr. Presidente ja se passou mais de 3 anos que foi criado o nosso município porem nossas autoridades virou as costa para o povo só é lembrado quando se aproxima as eleições.É  de conhecimento  de. nossas autoridades que o Município de Extrema foi criado por lei Estadual 2264/2010 porem não  instalado.É muito simples ter que ouvir a justificativa  de que não pode criar novos municipios por  falta  de regulamentar a lei federal.Pois vários municípios foram criandos e instalado por forças de lei estadual e STF reconheceu a legitimidade de leis Estaduais pelo Brasil .16 anos de promessas a população esta cansada de esperar por uma regulamentação de lei federal que possa tratar desse assunto a Camara dos deputados não esta nem aí para o povo,não importa os meios para resolver a questão por força popular, lei federal,estadual ou justiça,o que a população cobra é instalação imediata dos Municípios de Extrema e Tarilandia-RO.Da reivindicação popular,

Caso não seja dado uma resposta satisfatoria  a BR 364 será interditada mais uma vez,se o povo irem para BR só saira com decreto do Governador  Confúcio Moura Instalando os Municípios e nomeando o administrador provisório .A população pede a intercessão de Sua Excia. junto aos lideres partidarios da Camara dos deputados para que encontre caminho para resolver  de vez a situação dos Distritos que pleiteiam a sua emancipação .O que vir ocorrer na BR 364 a partir de manifestão popular será de inteira responsabilidade da
Camara dos deputados .Por omissão de nossas autoridades,ressaltamos que a população interditou a rodovia em
1988,1990,1996,1999,2007 duas vezes e 2009.Sr.Deputado a população convida a Sua Excia para participar da

Sessão Extraordinária da ALE-RO que será realizada  no Distrito de Extrema ás 15.00horas no dia 13 de Junho do corrente.Local Ginásio 13 de Maio. Contato ATT.O Movimento em Prol Instalação Já dos Municípios de Extrema de Rondonia e Tarilandia - RO cobrando solução por via de emails encaminhou as autoridades nos dias 23 e  28.03,2013 e nos dia 9,11,13,16 e 18 de Abril de 2013 .Coordenador SR. BISPO  69
32521902  celular 69 92217663 email bispo.2055@gmail.com

       

     VOLTAR AO MÃO AMIGA ANÚNCIOS